quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Caminhada a pedra Itaúna com o tema: "Quem queima, mata!!!"






Quem queima, mata!!!
Este foi o lema da VI Caminhada Ecológica APA Pedra Itaúna, realizada no último dia 3 de setembro para despertar a sociedade caratinguense quanto ao uso de queimadas neste período da seca.
A região da APA Pedra Itaúna está se restabelecendo de uma queimada praticada por adolescentes em período de aula, que brincando de queimar o mundo, provocaram um incêndio de grande proporção no ano passado. Para esta Caminhada contamos com um grupo de estudantes que ao contrário daqueles, estão preocupados com a Causa Ambiental. Alunos dos Cursos Técnicos em Florestas e Técnicos em Meio Ambiente do Colégio Piau (Rede Doctum) participaram da VI Caminhada Ecológica, concluindo uma semana de palestras e exposições de trabalhos voltados ao Meio Ambiente.
Como o objetivo principal da Caminhada é a conscientização para as questões ambientais, esta parceria com os estudantes foi importantíssima, sendo eles os agentes de multiplicação do conhecimento e da arte de preservar o meio ambiente, como o invólucro da vida no planeta.
Outras Parcerias presentes que devemos agradecer cuja participação abrilhanta a cada Ano a caminhada: Policia Militar de Meio Ambiente, Tiro de Guerra, Copasa, IEF, Rede Doctum (Colégio Piau), DoctumTV, Prefeitura Municipal de Caratinga, através das Secretarias de Meio ambiente e de Cultura, e Silva Araujo Imobiliária que juntamente com a Prefeitura patrocinou a confecção das camisas.
A Caminhada Ecológica é um evento que acontece anualmente na região da APA Pedra Itaúna em Caratinga, MG onde mescla o exercício físico de caminhar ao exercício cidadão de preservar. Durante o percurso são realizadas quatro palestras de conhecimento local, enaltecendo a importância da Pedra Itaúna em seu valor Ambiental, Ecológico, Paisagístico, lembrando que se trata de um Patrimônio Histórico e Cultural Tombado do Município de Caratinga e no Mirante (topo da Pedra) acontece a palestra dos Parceiros que cuidam de nossas florestas, Polícia Militar do Meio Ambiente e Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros Voluntários.
A Caminhada surgiu a partir da união das ONGs AGaia, Grupo Fossilis e Terra Nova e  outras em Caratinga no Ano de 2002 e desde então vem sendo realizada pelo Grupo Fossilis e AGaia, sempre contando com o apoio da Prefeitura.
Obrigado a todos que participaram!
Seja você também um caminhante na próxima!!!
Laci Augusto dos Reis
Curso Técnico de Meio Ambiente   
Presidente do Grupo Fossilis    
www.grupofossilis.com

Contribuiu efusivamente com este Post: Laci Augusto

Um comentário:

  1. Mesmo com o Sucesso desta Edição, ainda existem alguns parvos que insistem em fazer queimadas na àrea acima citada.
    Em pleno feriado da Independência, alguém botou fogo em toda a extensão da pista de decolagem do alto da pedra.
    Quando estivemos lah, coletamos todo o lixo encontrado e deixamos limpinho, embora estivesse um capim alto por lá. Neste mesmo capim, foi realizado um incêndio que não foi maior, não sei porque, creio que foi sorte da natureza, ou os bons ventos que nos levou quatro dias antes, contribuiu para apagar o fogo.
    Falei com pessoas da Sec de Meio Ambiente e ninguem sabia quem ateou o fogo.
    Por estas e outras é que devemos continuar na luta pela nossa APA.

    ResponderExcluir