quarta-feira, 25 de maio de 2011

Merchanzinho do bem: Fic oferece diversos mini-cursos aos alunos

A Fic (faculdades Integradas de Caratinga), está oferecendo diversos mini-cursos aos alunos com direito à certificado. As inscrições são gratuitas, e já estão abertas. Os interessados deverão procurar a direção do Colégio Pial. Os cursos terão a duração de 8 horas, sendo divididas em dois dias, 16/06 e 17/06.
Os temas mais relevantes para a turma de Tec. Meio Ambiente são:
Biossegurança do trabalho nos serviços de saúde e Vigilância epidemiológica em doenças emergentes e reemergentes. Espero que todos possam comparecer pois nestes dois dias as aulas estarão suspensas!
Abraços!

Ambientalistas lamentam aprovação do Código Florestal

Matéria do R7.com

Movimento diz que está de "luto" e avalia que será difícil mudar o texto no Senado


Ambientalistas reunidos em Curitiba (PR) para a abertura da Semana Nacional da Mata Atlântica lamentaram, nesta quarta-feira (25), a aprovação, pela Câmara dos Deputados do Código Florestal Brasileiro. Eles preveem que não será fácil alterar o texto no Senado, mas prometem manter-se mobilizados.
O nome da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, constava na programação, mas, de acordo com o diretor de Florestas do ministério, João de Deus Medeiros, ela precisou ficar em Brasília para participar de um "gabinete de emergência".
Para o coordenador do Conselho Nacional da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Lino, o movimento estava em "luto".
- Hoje é um dia de luto, mas também de luta.
A indignação foi reforçado pelo coordenador da Rede de ONGs (organizações não governamentais) da Mata Atlântica, Renato Cunha.
- Não vamos desistir de realmente fazer com que este projeto não vá para frente.
Ele disse que os movimentos ainda não sabem exatamente o que fazer.
- A gente ainda tem que analisar, não estávamos preparados para esse day after [dia seguinte].
Cunha, que preside o Gamba (Grupo Ambiental da Bahia), destacou que houve mobilização da sociedade em relação ao Código e muitos abaixo assinados contrários à alteração foram feitos.
- Mas os ruralistas também se mobilizaram e a bancada do Congresso é muito mais ruralista do que ambientalista. Acho que faltou mais empenho do governo.
O ambientalista disse que também não será "simples" conseguir uma vitória no Senado.
- O Senado atende muito mais interesses econômicos do que interesses da sociedade.
Já o diretor de Florestas do Ministério do Meio Ambiente disse acreditar que é possível alterar o projeto no Senado.
- Ainda que tenha se colocado como uma derrota do governo, não há por que estar assumindo isso como derrota, até porque seria precipitado neste momento, já que o processo de revisão do Código não se encerrou com a votação de ontem. 
Segundo Medeiros, o texto aprovado pela Câmara já trouxe alterações em relação ao aprovado na comissão especial.
Se houver mudanças no Senado, o projeto retorna à Câmara antes de seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
- Então o governo ainda tem tempo ao longo desse processo legislativo, uma perspectiva de ter pelo menos dois momentos em que as mudanças que o governo defende poderão ser implementadas.

DN 74 disponível para download

Como a professora Soraia havia pedido para que procurasse-mos informações sobre a DN74, a nossa colega Cristhiane colaboradora assídua do nosso blog, fez este serviço e disponibilizou para todos a Deliberação Normativa n.º 74, de 09 de setembro de 2004, que estabelece critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor, de empreendimentos e atividades modificadoras do meio ambiente passíveis de autorização ou de licenciamento ambiental no nível estadual, determina normas para indenização dos custos de análise de pedidos de autorização e de licenciamento ambiental, e dá outras providências.
Para maior conhecimento é só fazer o download do arquivo que esta em formato word e encontra disponível no link abaixo hospedado no 4shared.
http://www.4shared.com/document/czKwMMGG/DN74_com_correes__1_.html
Abraços, e bom estudo!

Slides aula de cartografia (24/5) já disponíveis para download

Slide das aulas de cartografia do dia 24/05 já estão disponíveis para download no 4shared:

Agradecendo a nossa colega Cristhiane que contribuiu com este post. Abraço a todos e bom estudo!


Casal de extrativistas é assassinado no Pará

Notícia tirada do odiario.com

Casal que lutava contra devastação florestal é assassinado no Pará

Um casal que desde 2008 lutava contra a devastação florestal e a exploração ilegal de madeira a 50 quilômetros do município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, foi assassinado a tiros por pistoleiros ontem pela manhã em uma estrada vicinal. A polícia abriu inquérito para apurar o caso, mas ainda não tem pistas dos criminosos.
José Cláudio Ribeiro da SilvPublicar postagema e Maria do Espírito Santo, que havia pelo menos três anos sofriam ameaças de morte, foram surpreendidos por pistoleiros em uma estrada que leva ao projeto de assentamento agroextrativista Praia Alta Pirandeira, uma área de 22 mil hectares às margens do lago da usina hidrelétrica de Tucuruí, onde vivem 500 famílias.
Residente na comunidade de Maçaranduba, onde era conhecida pela defesa que fazia da floresta, a dupla não teve qualquer chance de defesa e recebeu tiros na cabeça e no peito.
Homens em atitudes estranhas, de acordo com familiares do casal, nos últimos dias rondavam a residência do casal, principalmente à noite. Para intimidar, eles costumavam disparar tiros para o alto e depois desapareciam em motocicletas A suspeita é de que estariam a serviço de madeireiros incomodados com a vigilância que os dois exerciam para que as florestas em volta do assentamento não fossem derrubadas.
Até animais da propriedade deles foram mortos como aviso para que parassem com as denúncias de desmatamento.
O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, mandou uma equipe de peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, sediada em Marabá, e determinou a ida ao local de um grupo de policiais civis da Superintendência Regional do Sudeste Paraense e da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Marabá, para apurar as circunstâncias dos crimes.
Toda a área da reserva extrativista do assentamento é rica em espécies de madeira nobre, como angelim e jatobá, de alta cotação no mercado internacional. A castanheira, cujo corte e comercialização estão proibidos na Amazônia há mais de vinte anos, também sofre ataques contínuos dos madeireiros.
A propriedade do casal tinha 80% da mata preservada. Eles viviam havia 24 anos na região e integravam o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), uma organização não-governamental criada por Chico Mendes, assassinado no Acre na década de 80 por também defender a floresta.
Para o diretor da Regional Belém do CNS, Atanagildo Matos, as vítimas deixam uma lição, que é o ideal dos extrativistas da Amazônia: permitir que o povo da floresta possa viver com qualidade, de forma sustentável, com o meio ambiente. Ele pediu que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal investiguem o caso.
"Meu tio deu a vida por um ideal, que é a preservação da Amazônia", declarou Clara Santos, sobrinha de José Cláudio. Ela disse que o tio e Maria da Silva sobreviviam da extração de óleos vegetais, como andiroba e castanha. O projeto agroextrativista, por esforço de José Cláudio, mantém um convênio com o Laboratório Sócio-Agronômico do Tocantins, da Universidade Federal do Pará, para produção sustentável de óleos vegetais.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Internautas lançam campanha contra a votação do novo código florestal

O movimento criado pelo site avaaz.org e divulgado via twitter pelo apresentador, colunista e jornalista Marcelo Tas, colhe assinaturas dos internautas em prol da não votação do novo código florestal. Até o fechamento do post, o movimento que tem como meta colher 50.000 assinaturas, do meio dia até a meia noite desta terça (24/05) e enviar via correio eletrônico a Preidente Dilma Rousseff e seus assessores, já conseguiu cerca de 44.275 adeptos.
O site traz a seguinte mensagem:


"A Câmara dos Deputados decidirá hoje o futuro de milhões de hectares de florestas. Se aprovadas, as propostas de alteração do Código Florestal irão gerar uma cadeia irreversível de devastação ambiental no Brasil. As próximas 12 horas são críticas, vamos gerar uma mobilização massiva para salvar nossas florestas. 

Nós já vencemos antes -- graças à pressão popular constante a votação do Código já foi adiada várias vezes e a Ficha Limpa prova que a pressão sobre deputados funciona. Mesmo estando na pauta de votação, a proposta atual não é definitiva -- até o último minuto a Presidente Dilma estará negociando as nossas florestas com a oposição. Mas não podemos permitir que o meio ambiente vire moeda de troca. 

Não há um minuto a perder! Vamos enviar uma avalanche de mensagens para a Presidente Dilma e líderes dos partidosdeixando claro que não deixaremos que eles barganhem nossas florestas!"



Para visualizar o site e aderir o movimento o link é este: http://www.avaaz.org/po/codigo_florestal_urgente/?fslideshow

Mais um capitulo da novela #codigoflorestal

Aconteceu mais uma reunião com respeito ao código florestal, é o que diz esta matéria retirada do G1.com que diz, que deve ser votado hoje, vejam:


Após reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, os líderes partidários da base aliada estão reunidos no gabinete da liderança do governo na Câmara dos Deputados com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Eles tentam chegar a um acordo sobre a redação final do projeto do novo Código Florestal, previsto para ser votado nesta terça-feira (24).
A sessão extraordinária para votar o tema no plenário da Câmara dos Deputados começou por volta das 10h e, enquanto não há acordo, parlamentares utilizam os microfones para tratar de temas diversos.
A reunião com Palocci no Palácio do Planalto foi comandada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que tinha outra agenda nesta manhã, mas adiou o encontro para participar da conversa. Participaram do encontro o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP); o líder do PMDB na Casa, Henrique Eduardo Alves (RN); o ministro Luiz Sérgio; e o líder do PMDB no Senado, Romero Jucá (RR).
Não há informações sobre se, durante a reunião no Palácio do Planalto, foi firmado algum tipo de acordo.
Impasse
Depois de superarem a polêmica em torno do artigo que isenta pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal, os líderes partidários precisam agora resolver o impasse em torno do dispositivo que concede anistia para quem desmatou até julho de 2008.
A medida defendida pelo relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, que supostamente anistiaria desmatadores, não agrada a presidente Dilma Rousseff e deve ser barrada caso seja mantida na proposta oficial. Para evitar um futuro veto, as negociações sobre mudanças no texto começaram desde cedo no Palácio do Planalto nesta segunda (23) e deverão se estender durante toda a terça.
Negociações
Nesta segunda, o líder do governo na Câmara disse que, nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) de margens de rios, o governo concordou em exigir de pequenos produtores, com atividades consolidadas em propriedades de até quatro módulos fiscais, a recomposição da vegetação de apenas 20% da área total da terra. A regra era defendida por Rebelo como uma forma de garantir a atividade de ribeirinhos nas margens dos grandes rios.
Vaccarezza também afirmou que as necessidades de mudança no texto de Aldo Rebelo poderiam fazer com que o relatório, já lido no plenário da Casa, tivesse de ser substituído novamente. “Não adianta votar o texto do jeito que está porque a presidente vai ter que tomar as medidas contrárias”, alegou Vaccarezza.
Nesta segunda, ao tomar conhecimento da posição da presidente Dilma de vetar a anistia a desmatadores, Rebelo afirmou que iria enviar uma carta ao Planalto para esclarecer o texto defendido por ele.
“O que a própria imprensa e a opinião pública não têm clareza, quando acusam o meu relatório de propor anistia a quem desmatou, é o que esclareço na carta [que será enviada à Dilma]. Isso não é anistia porque o que proponho é suspensão, inclusive dos prazos das multas até que o proprietário se regularize e converta a sua propriedade dentro das normas legais”, argumenta Rebelo.
Matéria retirada deste link: http://glo.bo/l7fGZP

Informativo do PEP: Aula inaugural do curso é adiada


Segundo a direção do PEP a aula inaugural que seria hoje, (terça-feira 24/05), foi cancelada devido motivo de ausência do Professor Claudio Leitão que teve que fazer uma viagem inadiável. Com isso, a aula inaugural do PEP passa para o dia 01/06/2011, no salão social do América Futebol Clube.

A Ultima hora- Um reflexão do modo em que vivemos e para onde iremos.


Dia 10 de Maio foi exibido pelo professor Clayton o documentário "The 11th Hours" (A ultima hora) de 2007, Produzido e narrado pelo ator Leonardo DiCaprio. Trata sobre superpopulação, escassez de recursos, poluição e aquecimento global - e quais caminhos estão sendo percorridos na busca das soluções. Apresenta argumentos e propostas de mais de 50 pensadores incluindo o renomado cientista britânico Stephen Willian Hawking. 
Para quem perdeu esta excelente oportunidade de refletir sobre este documentário que cita as feridas causadas pelo homem no planeta terra aqui está uma breve prévia do que você vai encontrar ao assistir esta ótima produção:
Quer saber mais sobre o filme? É só entrar no website oficial: http://wwws.br.warnerbros.com/11thhour/ Abraços!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Portaria do ministério da Saúde nº 518/2004 Disponível para download

A prof. Soraia disponibilizou por e-mail a Portaria do ministério da saúde nº 518 de 2004 que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de portabilidade, e dá outras providências.


Segue o link para download no 4shared:
http://www.4shared.com/document/MF_2G2kF/PORTARIA_518.html


Abraços!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Slide da aula de cartografia de ontem (17/05) já disponibilizado para download

Olá pessoal aqui segue o link para download da aula de cartografia de ontem (17/05), ministrado pela professora Jucéia, com contribuição da nossa colega Critstiane.

disponibilizado no 4shared:
http://www.4shared.com/document/g4wWdUny/Mapas.html

Abraços!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Slides aulas da Prof. Soraia já disponível para download

Olá, já estão disponíveis para download livre no 4shared os slides apresentados em aula pela professora Soraia. Segue:

Links para download:
1°: http://www.4shared.com/document/9Qu461Wv/AULA_SANEAMENTO_-_UNIDADE_1_AP.html

2°: http://www.4shared.com/document/DHu9ygsD/Aula_2_EA026.html

(Se os lik's não funcionarem, copie e cole no seu navegador)
Bom estudo, e abraços a todos!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Novo Código Florestal ameaça espécies, dizem cientistas (por; FOLHA.COM)

Matéria retirada do site Folha.com


Se for implantado o novo Código Florestal, aprovado no mês passado por uma comissão da Câmara, os impactos negativos na fauna brasileira --como redução e até extinção de algumas espécies- poderão ser sentidos já nos próximos cinco anos

A análise é de cientistas que lotaram ontem o auditório da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para discutir o projeto de lei proposto pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP). De acordo com eles, o código não contou com a comunidade científica para ser elaborado.
O novo código, que ainda precisa ser votado no Congresso, encolhe as APPs (áreas de proteção permanente), entre outras medidas. A redução de 30 m para 15 m das APPs nas margens dos riachos (com até 5 m de largura), que compõem 90% da malha hidrográfica nacional, é um dos pontos críticos.
Matas na beira dos rios são importantes para os bichos terrestres e os debaixo d'água, pois fornecem insetos e material orgânico aos peixes.
"Em São Paulo, 45 das 66 espécies de peixes de água doce ameaçadas de extinção estão justamente nos riachos", relata a bióloga Lilian Casatti, da Unesp.


OS SEM-FLORESTA
Répteis e anfíbios, que vivem em regiões alagadas, também sofrerão impactos, com menos vegetação às margens dos pequenos rios. "Onde há menos proteção de APPs pelo novo código é onde há mais biodiversidade", analisa o biólogo Luis Felipe Toledo, da Unicamp.
No caso dos répteis, o novo código afeta também um outro habitat natural: as montanhas. Isso porque áreas acima de 1.800 m deixam de ser consideradas APPs e recebem permissão legal para serem desmatadas.
Para Otávio Marques, biólogo do Instituto Butantan, a preservação dos répteis é importante inclusive do ponto de vista da saúde pública. "O veneno da jararaca, por exemplo, possui uma molécula que controla a hipertensão e deu origem a um dos principais medicamentos da doença", destaca.

CORREDORES
O espaço menor para as florestas na beira dos rios pode afetar também certas populações ameaçadas e restritas de aves e mamíferos.
Ambos usam as margens preservadas como habitat ou como caminho para migrar de uma "ilha" de floresta preservada para outra. "Sem isso, os bichos escapam para o meio urbano ou para áreas de pastagens e acabam morrendo", diz Mauro Galetti, biólogo da Unesp.
O encontro realizado na Fapesp deverá resultar em um documento para integrar as discussões da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) sobre o novo Código Florestal.

Roteiro de estudo sobre o código florestal já disponível para download



Créditos a Professora Soraia que disponibilizou por e-mail, e prol do conhecimento da turma este material a respeito do código florestal, se você não conseguiu acessar ou conteúdo ou por algum motivo não recebeu o e-mail segue aqui a mensagem e o link do material para download grátis:


"OLÁ TURMA, 
BOA TARDE, 
SEGUE EM ANEXO PARA VCS UM ROTEIRO DE ESTUDO SOBRE CÓDIGO FLORESTAL E DIVISÃO DE TERRAS NO BRASIL, É APENAS PARA CONHECIMENTO, NÃO FAZ PARTE DAS NOSSAS DISCIPLINAS, MAS É INTERESSANTE QUE TENHAM E CONHEÇAM O MATERIAL"


 Att,
               PROF: Soraia Mateus Pinheiro dos Reis 



LInk para download grátis: http://www.4shared.com/document/MR7mP7MX/CDIGO_FLORESTAL_-_REVISO_E_EST.html?

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Começando do zero

Bom galera, infelizmente fomos sabotados. Há dias atrás eu (Marcelo Vitor),  fiz , organizei, e comecei a escrever no blog TURMAMEIOAMBIENTE2011, mais infelizmente alguém mal intencionado deletou o que já estava pronto. Com isso tive que recomeçar tudo! Quem teve oportunidade ver o que aqui havia sabe o que estou falando, aqui havia postado sobre o Filme-documentário "A ultima hora" que o professor Clayton exibiu e falei também do andamento da votação do código florestal. 

Quero acreditar que não tenha sido ninguém da turma de meio ambiente, acho que somos adultos para criar algum tipo de ciúmes dessa natureza. Foi oferecido para que eu fizesse e assim foi feito mais este não é um espaço meu, e sim um espaço nosso, espero que estejamos entendidos enquanto a isto. Peço-lhes sinceras desculpas a que se sente ofendido, mais isto é apenas um desabafo de quem se sentiu ferido ao ver um tempo de trabalho escorrer água abaixo. 
Agora a meta e reciclar aquilo que foi desperdiçado, aos poucos retomaremos os conteúdos aqui postados. Abraços!